domingo, 18 de agosto de 2019

De canhota também serve...

Tenho um amigo meu, que diz que as coisas que fazemos com o nosso lado menos habitual, parece que é outro a fazê-las. Pois, hoje ganhámos com 2 golos com o pé menos habitual dos marcadores e até parece que nem ganhámos. O importante foi vencer, mas este leão está doente.
A primeira vitoria no campeonato foi muito sofrida e até menos merecida, do que poderia ter acontecido na Madeira.
Boa entrada no jogo, coroada com um belo golo e depois novo eclipse. Perda de controlo do meio campo e por consequências do jogo. Um jogo sofrível em termos defensivos e o problema não é da defesa, mas sim de um meio campo que constrói, mas só com Doumbia na pressão à perda de bola, após a pressão alta ter sido ultrapassada é ver cavalgadas de adversários rumo à baliza de Renan, que hoje salvou o resultado na primeira parte. Foi guarda-redes de equipa grande.
Para mim, aqui reside o maior problema da equipa e com isso cria-se a insegurança em toda a estrutura e Doumbia ainda não está "feito" para agarrar a equipa pelos colarinhos quando é preciso. Pressiona sozinho e não constrói. Terá que estar presente nos dois momentos.
Hoje foram várias as oportunidades de golo permitidas ao Braga. E já contra a corrente e numa jogada toda de BFernandes chegámos ao intervalo a vencer por 2-0. A segunda parte arrastou-se toda com a iniçiativa do Braga e o Sporting em casa a jogar no risco e no erro do Braga, qual equipa pequena. O golo bracarense adivinhava-se após um pênalti por marcar contra os da casa. E surgiu. Depois foi Kaiser a "fazer marcha a trás" nas substituições, saltando no mesmo jogo, do futebol romântico, bonito e de posse, para o "ferrolho" de 3 centrais e 2 trincos, e com Vietto sozinho a fazer pela vida em transições.
Percebo a ansiedade em segurar uma vitória que fugia desde Maio, mas estamos jogar numa bipolaridade perigosa e que por certo não garante campeonatos. Perda de controlo emocional e estratégico tem cabido em 90 minutos.
Falta qualidade, pois esta equipa não dá para mais do que o terceiro lugar e desespera-se por reforços. Ainda mais com a saida de um fantástico goleador que o treinador não soube aproveitar taticamente e que a direção quis prescindir financeiramente. A pergunta que fica é: como substituir Dost em termos desportivos e poupar dinheiro? Tem a palavra a nossa direção.


1 comentário:

  1. Concordas então com o meu comentario de que o Doumbia não pode jogar sozinho. Quanto ao Dost já me despedi de um fantástico goleador, quem sabe um tal de Slimani possa voltar. Abraço

    ResponderEliminar